TRABALHADORES DA VINHA DO SENHOR

TRABALHADORES DA VINHA DO SENHOR Mateus. 20:1 a 16- PORQUE o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E disse-lhes: Ide vós também para a vinha… A plantação já estava formada, esperando alguém para colher os frutos, que dependiam dos trabalhadores da vinha. No inicio da colheita estavam esperando na praça, alguns homens para serem chamados. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. E eles foram…e dar-vos-ei o que for justo. Todo o tempo lá estÁ o Senhor da vinha chamando trabalhadores para Sua obra na terra. Somos trabalhadores desta nova plantação. (A Geração de Cristo) Todos que entram nesta plantação são alistados, registrados. Não somos dono dela, mas servos, cumprimos ordens, devemos trabalhar arduamente neste reino administrado por Deus. Não há injustiça, todos recebem dignamente. 1Corintios. 15:58 -Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. Esta vinha representa “a vida de Cristo plantada, semeada no coração dos homens terreno”. Jesus é a “Palavra” - a Semente de Deus. “O Verbo” João- 15.1- EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. (aquele que plantou recebera o galardão). A Parábola é uma alegoria, uma forma figurativa do novo reino espiritual plantado por Deus, para a formação de uma nova nação celestial, construída pelo Seu Filho Jesus Cristo - a Pedra fundamental, Cabeça da Igreja Verdadeira, um povo, tribos, raça e nação para Deus. O salário não é ouro e nem prata, e nem salário que a traça e ferrugem consome e que o ladrão roubam. Mas é um tesouro precioso e maravilhoso. (Mateus. 6:20) Devemos assumir o contrato que fizemos ao Senhor da vinha. Se assim fizermos , teremos direitos mas também compromissos de trabalhos, aquilo que o dono da vinha propôs. Muitos são enganados com falsas palavras que tudo que pedimos nos serão concedidos, que suprirão todas as nossas necessidades. Este é um dos lado do contrato do Senhor da Vinha, porém a outro lado, é o cumprimento com o nosso tratado de trabalho, teremos que dar conta dele no fim do nosso tempo. 2Pedro. 2:1,2- E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmo repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelas quais será blasfemado o Caminho da Verdade. O Senhor da vinha não contará o tempo de trabalho, mas a dedicação que daremos aos nossos feitos. Terão recompensas prometida aos bons e justos trabalhadores. Ninguém poderá dizer que não tiveram oportunidade. O Senhor ainda está chamando!!! Até na última hora do seu dia. Podemos estar nos últimos minutos finais do chamado para sermos “cidadão Celestial.” Ide vós também para a vinha!!! Deus abençoe a todos.

quinta-feira, abril 21, 2011

A HISTORIA DE JOSE DO EGITO

                           A HISTORIA DE JOSE DO EGITO
Nos Gênesis, José simboliza Jesus Cristo. José era odiado por seus irmãos e foi vendido como um servo para o Egito. Depois de servir a Potifar como seu escravo, ele foi aprisionado devido a mulher de Potifar. Ele encontrou dois servos do faraó na prisão e interpretou seus sonhos. Isto lhe deu a chance de interpretar o sonho do faraó. Significava que sete anos de fome terrível seguiriam-se após sete anos de muita abundância. Faraó, que ouvira a interpretação de José, o nomeou como governador sobre toda a terra do Egito. Durante os sete anos de muita abundância, de acordo com a profecia de José, ele plantou muitos grãos no Egito.
Depois de sete anos de muita abundância, a fome chegou. Embora tenha dominado sobre toda a terra do Egito, até por todo o planeta, isso nunca se tornou um problema aos egípcios e a José, pois ele já havia estocado toda a comida. Porque ele sabia que a fome cairia sobre todo o planeta além do Egito, ele esperou pelos seus irmãos, que iriam vir para comprar comida algum dia. Sua única esperança era fazer seus pais e irmãos aproveitarem de toda a sua riqueza e glória no Egito, junto dele. Então, pondo de lado seus afazeres de governador, ele se tornou diretamente responsável pela venda de comida aos estrangeiros. Ele estava certo da vinda de seus irmãos e queria anunciar-lhes que ele era José. Seu propósito era viver felizmente com sua família, fazendo-os aproveitar de toda a sua riqueza e abundância.
Nos Gênesis 42, seus irmãos, ouvindo a notícia de que havia comida no Egito em suas fomes, prepararam muito dinheiro e foram ao Egito comprar comida. José que estava esperando por seus irmãos, os reconheceu instantaneamente, mas eles não, embora estivessem diante dele. Eles pensavam que José, que eles haviam vendido, tinha se tornado um servo ou havia morrido. Eles nunca que sonhariam que ele se tornaria um governador. José desejava dizer-lhes: “Eu sou José. Por favor, não se preocupem com comida. Venham ao Egito e aproveitem todas as minhas posses. Vocês serão ricos e felizes.”. Mas ao invés disso, ele os interrogou dizendo: “Vocês são espiões.”
Por que? José já havia perdoado seus irmãos, que o haviam vendido como escravo e nunca quis puní-los. Ele somente esperava viver com eles prazerosamente. Quando ele lhes anunciasse que era José, contudo, eles certamente ficariam com medo: “Alas, José que nós vendemos é governador do Egito! O que devemos fazer?”.
José tinha que fazer seus irmãos conhecerem seu coração. Ele poderia ter-se ressentido deles nos primeiros dias como escravo, mas depois descobriu que isso havia sido feito por Deus, não por eles. Era vontade de Deus que Ele protegeria a família de José e faria Jesus Cristo nascer como um de seus descendentes para a salvação da humanidade. Foi Deus que enviou José ao Egito e o nomeou governador. Assim como ele reconhecia Deus em todos os seus caminhos, ele não mantinha rancor ou ressentimento de seus irmãos.
Mas ele não poderia lhes anunciar que ele era José, sabendo que eles não acreditariam, embora ele se fizesse conhecido para eles. Era fácil anunciar-lhes que ele era realmente José, mas não tanto para fazer conhecido seu coração. Porque o coração de José era imensamente diferente das pessoas comuns. Se ele tivesse anunciado que era José, eles certamente iriam ficar amedrontados. Eles pensariam: “Nós odiávamos José e o vendemos para o Egito. Agora, ele é governador. Ele certamente irá se vingar de nós”. Embora José os tenha persuadido, dizendo: “Não. Deus me mandou primeiro ao Egito para libertar nossa família. Ele me fez pai do faraó e governador do Egito. Agora, vamos viver juntos prazerosamente diante de Deus”, eles não acreditariam. Eles não seriam capazes de aceitar as palavras de José por medo.
 AGORA NOS PERDOE
 Na verdade, José estava muito aflito no Egito. Depois de dias duros como escravo de Potifar, ele foi jogado no cárcere por causa da mulher de Potifar. Ele teve que passar por muitas dificuldades no Egito e ser aprisionado dois anos mais, depois de interpretar o sonho do copeiro do faraó. Se seus irmãos viessem a saber deste fato, eles teriam certeza que: “Ele com certeza irá nos punir. Ele nos matará!”. Embora ele tenha dito sinceramente a eles que os perdoou, se eles pensassem: “Ele somente diz isso, mas nós não podemos acreditar que ele não irá nos punir”, qual seria o resultado? José sabia muito bem que eles nunca mais voltariam para comprar comida e sua família morreria de fome. Eles iriam enganar seus pais, dizendo: “Nós não podemos mais ir ao Egito pela comida”. Então, ele preferia anunciar claramente a eles que não tinha nenhuma vontade de machucá-los, ao invés de se fazer conhecido a eles que ele era José. Nós podemos achar que ele usou esta oportunidade para abrir os corações de seus irmãos ao acusá-los falsamente de espiões.
Ver com os olhos, tocar com as mãos e ouvir com os ouvidos entram em nossos corações e formam nossos pensamentos. Ademais, homens entendem facilmente o que enxergam, mas não no mundo do coração. Hoje, muitas pessoas conhecem muitas estórias da Bíblia: a morte de Jesus na cruz, a traição de Judas Iscariotes e a negação de Pedro a Jesus, etc...
Mas eles não entendem completamente o coração de Jesus que morreu na cruz, pois Seu coração é infinitamente diferente dos nossos. Muitas pessoas sabem que Jesus, cheio de amor e piedade, morreu por nós, mas poucos sabem o quanto Ele nos ama e qual tipo de coração Ele nos mostra.
Se os irmãos de José não conhecessem seu coração para perdoá-los, mesmo quando eles perceberam que ele era o governador do Egito, eles rejeitariam seu sério coração e fugiriam dele amedrontados. Na Bíblia, nós podemos facilmente descobrir o que tinha no coração de seus irmãos. Enquanto permaneciam com José no Egito, eles estavam amedrontados com a vingança de José. Depois da morte de Jacó, seus pais, ainda maior medo caíram sobre eles. Por último, eles inventaram um discurso juntos. Eles disseram a José: “Teu pai ordenou, antes da sua morte, dizendo:“Assim direis a José: Perdoa, pois, a transgressão de teus irmãos, e agora, pois, te rogamos que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai””.
Isto indica que os irmãos de José não entendiam verdadeiramente seu coração. José chorou enquanto lhes falavam. Ele não conseguia senão chorar diante deles por causa de seu arrependimento.
Muitas pessoas dizem que acreditam no Senhor, mas eles somente O conhecem aparentemente. Elas ainda são ignorantes de seu sério coração; de como ele os ama; que Seu coração está perto delas e como Ele quer que elas sejam. Assim como José perdoou todas as transgressões de seus irmãos e quis que eles comessem e bebessem junto dele, que estivessem satisfeitos com todos os seus bens, então também o Senhor deseja que nós venhamos até Ele, recebamos Sua graça e que permaneçamos pacificamente com Ele, mesmo que tenhamos pecado e feito o mal.
O Senhor realizou o que os homens nunca puderam realizar. Se Jesus fosse somente um homem, como Ele poderia ter morrido na cruz por nós, e feito tamanha coisa para fazer o rebelde voltar para Ele? A estória de José ilustra que o Senhor tem um amor tão grande que nenhum homem pode imaginar e um coração tão vasto que homem nenhum pode mensurar.
Se o irmão de José dissesse a ele: “José, você realmente nos perdoa? Obrigado por perdoar nossas maldades. Nós nos arrependemos de coração. Por favor, esqueça nosso passado miserável e vivamos juntos felizmente”, se eles tivessem abandonado seus próprios pensamentos diante das palavras de José, o quão feliz teria sido! Ao invés disso, eles duvidaram de José: “Talvez o coração de José seja diferente de suas palavras. Lembrem quantos problemas lhe causamos. Ele se afligiu muita na prisão e como escravo no Egito. O quanto ele deve estar ressentido com a gente? Talvez um pouco de raiva reste em seu coração. Quando ele estiver bravo, ele poderá nos punir.”. O coração de José estava em uma dor inexplicável. Esta é a mente de nosso Senhor. Os corações dos irmãos de José continuamente permaneceram escravizados em seus pecados, mas José desejava que eles se libertassem de seus pecados e aceitassem seu coração perfeitamente.
 SE VOCÊ QUISER SATISFAZER AO SENHOR
 Assim como os irmãos de José, muitas pessoas vêm ao Senhor se lamentando: “Deus, eu sou um pecador. Por favor me perdoe.”, não sendo libertados de seus pecados. Deus mostra a eles Seu coração através dos Gênesis 42. José quis que seus irmãos aceitassem seu perdão e vivessem felizmente com ele livre de seus pecados. Da mesma forma, nosso Senhor deseja que nós aceitemos Seu perdão através da fé, que sejamos libertados do medo do pecado e que consigamos seguir nossa vida felizmente Nele.
Agora então, qual o tipo de fé que deveríamos possuir? Apesar de nossos consistentes esforços, nós pecamos. Nós deveríamos nos assumir na graça de Deus, só então, nós seremos libertados de nossos pecados, tendo também que aceitar o coração do Senhor, pois só assim nossos corações poderão ser preenchidos com Sua graça. Quando Ele diz: “Eu perdoei todos os seus pecados para sempre”, nós temos que confiar no fato que Ele nunca se lembrará de nossos pecados. Quando nossos próprios pensamentos são inseridos, eles nos ocasionam a não liberação de nossos pecados.
Nos Gênesis, o coração de José tipifica o coração de Jesus Cristo. Seu desejo é para que nós cheguemos a Ele corajosamente, comamos e bebamos com Ele e aproveitemos toda a Sua glória e benção pela graça, confiando no fato de que todos os nossos pecados estão lavados, brancos como a neve. Ele nunca quer que nós estejamos longe Dele em nossos pecados e sempre estejamos com medo Dele. Assim como José chorou diante de seus irmãos que disseram a ele: “Seu pai nos disse que você perdoaria nossos pecados”, não acreditando que ele já havia os perdoado, o Senhor ficará triste e arrependido de ver que nós estamos convictos de nossos pecados e ainda com medo Dele, como pecadores, sem reconhecer que Ele já havia os perdoado e nos fez viver livremente Nele.
Através da Bíblia, nós temos que achar o coração interior de Deus, não só o fato exterior. O Senhor nunca quer que nós sejamos convictos de nossos pecados e medos. Ele deseja que nós nos libertemos, confiando que nossos pecados são lavados brancos como a neve e que aproveitemos a glória e benção que Ele nos preparou.
Embora nós cometemos um pecado imundo hoje, o Senhor não se lembra disso, pois Ele já lavou todos os nossos pecados tão brancos como a neve. Nós devemos renunciar nossos pensamentos. O coração do Senhor é infinito. Quando nós nos conformarmos com o Senhor na fé que Ele nos fez limpos, mesmo que sejamos pecadores, nós devemos nos distanciar mais e mais de nossa vida pecadora e sermos capazes de seguir uma vida satisfatória que irá satisfazer a Deus.
DETALHAMENTO  DA HISTORIA  DE JOSE DO EGITO
Gênesis  39 a 41 
Os capítulos apresentas os fatos que envolveram a vida de José desde que foi escravo na casa de Potifar até tornar-se governador de todo o Egito.
Consagratório
Que os jovens ouvintes se consagrem a servir ao Senhor em santidade e fidelidade, bem como que renovem sua confiança na soberania do nosso Deus.
Para ser um jovem bem sucedido na vida é preciso manter-se fiel a Deus, contar sempre com sua presença abençoadora e aproveitar as oportunidades para trabalhar e testemunhar da sua fé.
Biográfico

INTRODUÇÃO:
José foi o 11o. filho de Jacó; o primeiro com Raquel. Nasceu por volta do ano 1.700 AC e, conforme a Bíblia, era o filho preferido de Jacó. Penso que a vida de José tem muito a ensinar aos jovens crentes de hoje. Vamos refletir agora sobre "Como Ser Um Vencedor aos 30 Anos de Idade!". Você conhecerá o segredo do jovem José, que aos 17 anos foi vendido pelos irmãos como escravo, e aos 30 anos já era o segundo homem mais poderoso do maior país do mundo.
Não pense você que a vida de José foi fácil. Apesar dele ser o filho predileto do patriarca Jacó, teve que conviver com vários fatores desfavoráveis:
Instabilidade familiar: seu pai teve 4 esposas simultâneas: Raquel, Léia, Bila e Zilpa. Em Gn 37:2 a Bíblia nos relata que José costumava delatar seus irmãos ao pai. Isto acirrava ainda mais as rivalidades (v. 11).
Observando o livro de Gênesis nós podemos encontrar diversos fatos que nos ajudam a tecer o contexto familiar de José. No cap. 34 temos a infeliz história da irmã de José, Diná, filha de Léia, que foi desflorada por Siquém, o heveu, e da chacina que seus irmãos Simeão e Levi promoveram.
No capítulo 35 temos outro fato lamentável. O irmão mais velho de José, Ruben, deitou-se com Bila, a concumbina do Pai. No capítulo 38 temos outro fato constrangedor: o envolvimento de Judá, outro irmão de José, com sua nova, Tamar - se se fez passar por prostituta e acabou por gerar um filho do sogro!
José, infelizmente, vivia num lar desestruturado. Exatamente como muitos dos jovens de nossas Igrejas. O ápice da crise de José com seus irmãos se deu no capítulo 37:20 e 21, quando inicialmente resolveram matá-lo. Foi Ruben quem os impediu. Nos versos 26 e 27 encontramos a idéia de Judá, de vendê-lo a uma caravana de Ismaelitas, por 20 siclos de prata.
E onde foi parar o jovem de dezessete anos? Foi ser escravo justamente no lar de uma mulher imoral, que logo passou a tentar senduzí-lo (39:7-9).
Eram muitas as adversidades na vida do jovem José. Aos 17 anos todos os indicadores favoreciam o prognóstico de derrota para a vida de José. Como, então, ele chegou aos 30 anos como um vencedor?
1º) MANTENDO-SE SEMPRE FIEL A DEUS 
(39:9 ..."como, pois, posso cometer este tão grande mal, e pecar contra Deus?")
Gênesis 39 nos relata que apesar de a mulher de Potifar "instar com José dia após dia" (v. 10), ele resistiu, afinal, dizia ele: "não posso pecar contra Deus". E qual foi o preço imediato da opção de José por manter-se fiel a Deus? Basta observar o v. 20: "então o Senhor de José o tomou, e o lançou no cárcere, no lugar em que os presos do rei estavam encarcerados; e ele ficou ali no cárcere".
Sinceramente, jovem, você suportaria tanta injustiça? José resistiu, foi fiel a seu patrão e a seu Deus, e onde foi parar? Vítima da armação da mulher de seu Senhor, ele foi para a prisão. Mas o jovem José se manteve fiel ao Deus Eterno. E este é o primeiro passo para uma vida vitoriosa em Deus.
O próprio Senhor Jesus declarou: "buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:33). José é um exemplo de como isso funciona na prática. Você precisa colocar este princípio em prática e resistir, não se contaminar com a imoralidade.
O primeiro passo para ser um jovem vencedor é ser sempre fiel a Deus, custe quanto custar.
2º) CONTAR SEMPRE COM A PRESENÇA ABENÇOADORA DE DEUS
Sendo fiel a Deus a Bíblia nos relata que José contava sempre com a presença abençoadora de Deus. Este é o segundo princípio para uma vida vitoriosa, jovem, "contar sempre com a presença abençoadora de Deus".
Observe o capítulo 39 de Gênesis:
v. 2 "O Senhor estava com José, e ele tornou-se próspero, e estava na casa de seu senhor egípcio"
v. 3 "Vendo o seu senhor que Deus era com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos..."
v. 21 "O Senhor era com ele; estendeu sobre ele a sua benignidade, e lhe concedeu graça aos olhos do carcereiro..."
v. 23 "O carcereiro não tinha cuidado de coisa alguma que estava nas mãos de José, porque o Senhor era com ele, fazendo prosperar tudo o que ele empreendia"
Perceba que a Bíblia é muito clara ao mostrar que o jovem José, fiel a Deus, contava, em tudo que fazia, com a presença abençoadora do Senhor. Isto é possível a todo crente, deste que se consagre a Deus.
Observe o que o Deus Eterno promete ao seu povo em Dt 20:1: "Quando saíres à batalha contra teus inimigos, e vires cavalos, carros, e exército mais poderoso do que o teu, não os temerás, porque o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, está contigo."
Esta mesma proteção é confirmada em Is 43:2: "Quando passares pelas águas, estarei contigo, e quando passares pelos rios, eles não te submergirão. Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti."
Eu poderia citar ainda muitos outros textos com promessas de Deus aos seus servos fiéis. Acrescento apenas mais uma, dita por Jesus em Jo 14:23 " Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada".
Eis aqui o segundo princípio para uma vida vitoriosa: contar com a presença abençoadora de Deus. É preciso ser fiel a Deus e contar com sua presença abençoadora. Há, ainda um terceiro princípio que você precisa aprender com José.
3º)  AO INVÉS DE MURMURAR, APROVEITE CADA OPORTUNIDADE PARA TRABALHAR E TESTEMUNHAR
Em nenhum versículo de Gênesis encontramos qualquer indício de que José tenha se revoltado contra Deus, nem mesmo de que tenha dirigido qualquer palavra de inconformismo. Com sua biografia aprendemos que a murmuração não conduz à vitória. Pelo contrário, quando o povo de Deus se deu à murmuração, os castigos e a derrota caíram sobre ele.
Enquanto morou com sua instável família, José era o melhor dos filhos, aquele em quem o pai Jacó depositava sua confiança. Quando foi levado à casa de Potifar para servir como escravo, a Bíblia relata que José se destacou como o melhor e mais digno de confiança. No cárcere, idem. O carcereiro não demorou a perceber as qualidades do jovem José e logo confiou a ele uma série de atribuições. Mesmo durante os anos na prisão José trabalhou exemplarmente e testemunhou do seu Deus. Na casa do Faraó, como governador do Egito, José continuou trabalhando e sendo eficiente.
Você quer ter uma vida vitoriosa, então cinja o lombo e trabalhe!
Tome para você as recomendações que o Senhor deu a Josué, no primeiro capítulo de seu livro: seja fiel, não se desvie da Lei, se esforce e tenha sempre bom ânimo.
CONCLUSÃO
Em Gn 41:46 a Bíblia nos relata: "Era José da idade de 30 anos, quando esteve diante de Faraó, rei do Egito. E saiu José da presença de Faraó e viajou por toda a terra do Egito." Em 13 anos a vida de José sofreu uma tremenda reviravolta. Tudo parecia concorrer para sua infelicidade, mas ele colocou em prática princípios infalíveis e imutáveis.
Estes mesmos princípios funcionarão em sua vida. Assuma agora o propósito de ser fiel a Deus, de buscá-lo e serví-lo a qualquer custo. Deixe o Espírito de Deus enxer sua vida - Ele quer fazer morada em você e abençoá-lo em tudo que você fizer. Resolva nunca murmurar. Veja nas adversidades oportunidades de Deus agir ainda mais em sua vida.
Desta forma, você também será um vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário